A comissão tem como a principal função a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho de modo que mantenha a vida e a promoção da saúde do trabalhador. A formação e o treinamento adequado a CIPA valoriza todas as atribuições onde os membros estarão ativos, como por exemplo na participação ativa e periódica no controle da qualidade das medidas necessárias de prevenção bem como nas prioridades de ação nos locais de trabalho.
Visa atender a Norma Regulamentadora Seis (NR-6) do MTE que prevê a obrigatoriedade da realização do treinamento para os funcionários que utilizem qualquer tipo de EPI, a fim de capacitar e orientar os trabalhadores quanto à necessidade de uso correto dos equipamentos, sua guarda e manutenção, visando garantir sua segurança e integridade física.
O objetivo do curso de Primeiros Socorros é preparar e capacitar os funcionários para agir da forma correta em situações de emergência dentro do ambiente de trabalho.
Prestando os cuidados imediatos necessários evitando o agravamento de estado de saúde da vítima até a chegada de assistência médica profissional.
Temos no Brasil a Lei Lucas, de número 13.722, estabelece que funcionários das escolas, professores, alunos estejam preparados para agir em caso de necessidade de primeiros socorros até que chegue equipe especializada.
O objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais.
A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas para trabalhos envolvendo eletricidade; projeta a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos. Aplica-se às fases de geração, transmissão e distribuição até o consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção.
A Norma Regulamentadora Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade tem como objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
O curso aborda conceitos e práticas sobre operações e procedimentos para reconhecimento, análise e prevenção de risco associado ao manuseio e condução de equipamentos móveis, bem como inspeção e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI´s).
O curso de Operador de Empilhadeira tem como objetivo promover a formação profissional e o aperfeiçoamento das habilidades para operação segura de empilhadeiras, conforme as normas regulamentadoras.
O objetivo do treinamento de Ergonomia NR-17 é capacitar os trabalhadores para identificar possíveis problemas ergonômicos, bem como os fatores de risco relacionados à ergonomia no ambiente de trabalho. Além disso, aponta as não conformidades no conjunto de trabalho: homem, tarefa e máquina, aplicando soluções básicas para questões ergonômicas.
A norma regulamentadora NR-18 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, cujo recebe o titulo de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, estabelece as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, visando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
Norma Regulamentadora NR 20, tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para a gestão de segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Conhecimento dos riscos, treinamentos e prevenção compõe itens deste tópico.
Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
Instrumentalizar os participantes do curso a procederem de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco.
O objetivo do curso de Segurança em Trabalhos Confinados – NR 33 é capacitar os profissionais da área quanto à prevenção de acidentes, medidas e procedimentos de proteção específicos. Afinal, as atividades desenvolvidas em locais do gênero possuem um grau elevado de risco, que deve ser meticulosamente analisado e controlado.
O curso de aperfeiçoamento NR-35, trata da Norma Regulamentadora 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho realizados em altura, envolvendo desde a fase de planejamento, organização até a execução da atividade.
A certificação profissional NR-35 capacita os profissionais nas técnicas, no manuseio e no uso dos equipamentos de proteção individual e de segurança para trabalhos em altura.